top of page
Buscar

Importância da Psiquiatria nos Distúrbios do sono

Atualizado: 15 de mar. de 2022


Distúrbios do sono vem se tornando um problema cada vez mais comum na sociedade atual. Tanto é que, segundo a OMS, cerca de 40% dos brasileiros e 45% da população mundial sofre com algum distúrbio do sono.


Nesse contexto, a psiquiatria desempenha um papel muito importante. Sobretudo porque é o psiquiatra um dos profissionais responsáveis por tratar as alterações do sono.


Inclusive, estudos mostram que existem uma associação direta entre distúrbios primários do sono e alguns transtornos psiquiátricos. Por exemplo, pessoas com apneia do sono e narcolepsia tem uma propensão maior a desenvolver quadros de depressão e ansiedade.


Por isso, estar ciente sobre quais são esses distúrbios e o que fazer para evitar ou mesmo trata-los é fundamental.


Acompanhe esse artigo e saiba mais detalhes os distúrbios do sono mais comuns. E, principalmente, a importância de garantir um sono de qualidade. Confira!


Distúrbios do sono mais comuns

Problemas para manter um ciclo natural do sono saudável são bastante comuns. Mas precisam ser tratados o quanto antes. Principalmente considerando as consequências negativa a curto e longo prazo que esses problemas oferecem à saúde física e mental.


No geral, entre os distúrbios do sono mais comuns, estão:


Insônia

Este é um distúrbio do sono muito frequente na população. Ela pode ser causada por diversos fatores que vão desde barulhos altos, luzes fortes, ou ambiente tumultuado. Até por desconforto físico ou mesmo excesso de cafeína, álcool, tabaco.


Inclusive, a insônia tem relação direta com alguns transtornos como ansiedade e depressão.


Sonambulismo e outras Parassonias

É um distúrbio mais comum em crianças e que acomete os comportamentos das pessoas durante as fases de sono. O sonambulismo e distúrbios comportamentais do sono REM são alguns exemplos desse distúrbio do sono.


Sonolência demasiada

Muitas pessoas sentem dificuldade em ficar acordado. Esse problema de sonolência excessiva pode gerar distúrbios como hipersonia idiopática, narcolepsia, apneia do sono, síndrome das pernas inquietas, entre outras.


Sono sem rotina definida

Outro problema que acomete o sono é a falta de rotina. Esse comportamento é comum em quem trabalha com escalas alternadas e não consegue manter uma boa rotina de sono. Como resultado, esse hábito pode gerar distúrbios como síndrome do jat lag.


Como prevenir e tratar os distubios do sono

O sono se divide em quatro fases que caminham para o sono REM, importantíssimo na recuperação do organismo e preparação para um novo dia. Mas ter um sono saudável não é uma tarefa simples, é preciso manter certos cuidados.


Manter uma rotina, exercitar-se, ter uma alimentação balanceada, e ingerir menos doces, são ações que favorecem a qualidade do sono. Assim como também o ato de desligar telas e luzes fortes pelo menos 2 horas antes de dormir e comer menos à noite podem ajudar a regular seu sono.


No entanto, se você percebeu que está com dificuldades para manter um sono regular e saudável, evite seu automedicar. O mais indicado nesse caso é buscar uma orientação médica.


O psiquiatra poderá avaliar os seus sintomas e histórico médico e indicar o melhor tratamento para o seu caso.


Cuidar do sono é essencial para que o corpo. Afinal, ele ajuda a restaurar as funções vitais e a equilibrar o organismo como um todo. Portanto, adote hábitos mais saudáveis e procure manter uma rotina de sono regular. E lembre-se, caso surja alguma alteração no seu padrão de sono, procure um médico.




 
 
 

Comments


Entre em contato

Obrigado por enviar

Tel. / Text / WHATSAPP
Email / Loc.

Português

Clínica Fernando Costa    +55 11 94206-88882

 

English / Français

+55 11 97325-3255

drcesaraugustops@gmail.com

Clínica Fernando Costa

R. Maestro Cardim 560, 10º andar. São Paulo - SP, Brasil

  • Instagram
  • Facebook

©2022 by Dr César Augusto de Paula Santos

Orgulhosamente desenvolvido por 

creis logo.webp
bottom of page